A Semana do Instituto

 

  • Segunda-feira, 20 de novembro, o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais recebeu uma condecoração do Jornal Primeira Linha, pertencente ao jornalista José Lopes, a qual foi entregue ao presidente do IHGMG, o Desembargador Aluízio Alberto da Cruz Quintão. A edição Especial 2017 do prêmio, que completa 20 anos, homenageou entre outros o Instituto Histórico pelos seus 110 anos completados em 15 de agosto.

 

 

  • Terça-feira, 21 de novembro, a Comissão da Revista do Instituto se reuniu na sede do IHGMG para deliberações sobre o próximo número da mesma. A reunião foi conduzida pelo presidente desta Comissão, Paulo Roberto Paranhos da Silva, e contou com a presença dos associados Antônio Carlos Albuquerque, Regina Almeida, Maria Inês Marreco e Joaquim Cabral Netto. Ao final da reunião, o presidente Aluízio Alberto da Cruz Quintão fez as suas ponderações sobre a Revista e outros assuntos administrativos.

 

 

  • Quarta-feira, 22 de novembro, a Câmara Municipal de Belo Horizonte prestou homenagem ao Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, em Reunião Especial com requerimento de autoria do Vereador Juliano Lopes.  A CMBH louvou o Instituto pelos seus 110 anos de história e serviço à cidade de Belo Horizonte e ao Estado de Minas Gerais e, entregou um diploma referente à efeméride.

Na ocasião, falou como oradora do Instituto, a Professora Regina Almeida, que lembrou os feitos desta associação e de seu patrono maior João Pinheiro da Silva. Sentaram-se à mesa diretora o presidente do Instituto Histórico, Aluízio Alberto da Cruz Quintão, o presidente emérito Wagner Colombarolli, o primeiro vice-presidente Luiz Carlos Abritta, e os associados efetivos Daniel Antunes Júnior e Marcelo Miranda Guimarães.

Compareceram ao evento os associados efetivos: Márcio Antônio Pereira, Adalberto Guimarães Menezes, Stanley Savoretti de Souza, Bruno Terra Dias, João José do Nascimento, Maria de Lourdes Costa Dias Reis, Marcos Henrique Caldeira Brant, Josemar Otaviano de Alvarenga, Marcos Tito e Adalberto Andrade Mateus. Além de convidados e funcionários do IHGMG.

 

 

  • Quinta-feira, 23 de novembro, o associado efetivo e coordenador das Reuniões Informais do IHGMG, Luiz Carlos Abritta, apresentou, na Casa de João Pinheiro, uma exposição com o tema: “México é cultura”.