Assessoria do IHGMG

Acaba de ser aprovado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em turno único, e encaminhado ao Governador para sanção o projeto de lei 1923/2015, criando o Dia Estadual do Genealogista, a ser comemorado a cada dia 20 de novembro, data de nascimento do Cônego Raymundo Octávio da Trindade.

 

A primeira versão do projeto foi apresentada em 2003, por iniciativa da Sociedade Mineira de Genealogia e História Regional (SMG), por intermédio do deputado estadual Leonardo Quintão.

 

A reapresentação do projeto ocorreu em 2015 pela mesma entidade, com a colaboração do deputado estadual Roberto Andrade e o apoio do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, através de sua Comissão Cultural Permanente de Genealogia, tendo o seu presidente associado Stanley Savoretti de Souza acompanhado o trâmite legislativo, com inteira ciência da presidência.

 

No dia 18 de novembro último, mesmo antes da conclusão do projeto, o Instituto Histórico criou a Medalha de Mérito Cônego Raymundo Octávio da Trindade, destinada a condecorar autores genealogistas mineiros.