Assessoria do IHGMG

SESSÃO SOLENE: IPHAN 80 ANOS

Dia 02 de dezembro o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais homenageou, em sessão solene, o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em alusão aos 80 anos de fundação desta entidade, que recebeu pelas mãos do presidente do IHGMG, Aluízio Quintão, um diploma comemorativo entregue à sua representante, superintendente Célia Maria Corsino. Na ocasião, a professora Maria Cecília Londres Fonseca, conselheira do IPHAN e associada do IHGB, apresentou uma palestra com o tema: “Os 80 Anos da Política de Preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro”. A palestrante foi saudada pelo associado Adalberto Andrade Mateus. Ao final da sessão a associada Ângela Gutierrez fez a doação do livro Museu de Sant’Anna para a biblioteca do IHGMG.

Foto: José Lopes


 

 

SESSÃO SOLENE: CELEBRAÇÃO DO NATAL

Dia 16 de dezembro o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais realizou em sessão solene especial a celebração associativa do Natal e encerrando os trabalhos do ano de 2017. A solenidade presidida pelo Dr. Aluízio Alberto da Cruz Quintão teve momentos de louvor, fé e confraternização. Ao abrir a sessão, o presidente pronunciou sua mensagem de Natal em nome do IHGMG e passou a coordenação dos trabalhos à Professora Regina Almeida, 2ª vice-residente da instituição.

Ao longo do evento, falaram também o Secretário-Geral Joaquim Cabral Netto, sobre o Milagre do Natal, em discurso bastante aplaudido por todos; o associado Iácones Batista Vargas, sobre os Símbolos do Natal; o associado Frei Francisco Van de Poel, com um acalanto e uma bênção natalina; a Vereadora Cida Falabella, declamando o poema “Menino Deus”, de autoria de Cely Vilhena Falabella, sua mãe e também associada já falecida do IHGMG; e a Professora Regina Almeida, que leu um comovente conto natalino.

Um coral constituído de um grupo de amigos de Jesus e do IHGMG, acompanhado do violino de Higo Dias Oliveira Almeida, enriqueceu a manhã festiva com músicas natalinas e terminou sua apresentação com a Ave Maria de Gounod, na voz de Joselyse de Abreu Argemiro.

Antes de encerrar a sessão, o Presidente destacou que a segunda parte constante do convite oficial previu para a parte da tarde uma homenagem a João Pinheiro, junto ao seu monumento, no início da avenida Álvares Cabral. Ao final da manhã, foi servido um brunch de confraternização.

 Foto: José Lopes


 

 

HOMENAGEM A JOÃO PINHEIRO DA SILVA

 

No dia 16 de dezembro, data em que se rememora os 157 anos do nascimento de João Pinheiro da Silva, o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais homenageou seu patrono e ex-presidente do Estado de Minas Gerais. A solenidade ocorreu às 15h, na Praça Afonso Arinos, início da avenida Álvares Cabral, onde há um monumento de autoria de Lúcio Costa em memória do proeminente estadista. Estiveram presentes vários associados, tendo o presidente Aluízio Alberto da Cruz Quintão feito, de início, ligeiro relato histórico acerca do monumento, lembrando que sua instalação se deu solenemente, com a presença de autoridades e associados, no dia 16 de dezembro de 1960, quando transcorriam o cinquentenário de criação do Instituto e o centenário de nascimento de seu primeiro presidente e patrono, dia em que, entre outros oradores, falaram o Prefeito Amintas de Barros e o Dr. Israel Pinheiro, filho de João Pinheiro e então primeiro Prefeito de Brasília, no novel Distrito de Federal, bem como, em nome do IHGMG, o senador e ex-ministro Gustavo Capanema. Durante o evento dos 157 anos, discursou sobre o homenageado, o associado efetivo, Dr. Aristóteles Dutra de Araújo Atheniense.

Estiveram presentes, além do presidente e do orador do dia, os associados efetivos Ildefonso Silveira de Carvalho, Regina Almeida, Joaquim Cabral Netto, Cel Paulo Duarte Pereira, Marcos Henrique Caldeira Brant, Antônio Carlos de Albuquerque, Ozório José Araújo do Couto, Iácones Batista Vargas e a convidada da presidência Cláudia Neves San Miguel.

 Foto: José Lopes


 

 

REGISTRO DO ESTATUTO/2016

No dia 19 de dezembro, o IHGMG recebeu, finalmente, do Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas, devidamente registrado, o novo Estatuto Associativo, Edição 2016, resultante de trabalho de Comissão Especial e vigorosa participação do então presidente Dr. Wagner Colombarolli, gestão 2013-2016.

Integrantes da Comissão Especial de Reforma do Estatuto:

Aluízio Alberto da Cruz Quintão – Presidente

Bruno Terra Dias – Relator

Fernando Antonio Xavier Brandão

Gilberto Madeira Peixoto

Regina Almeida