O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais foi novamente homenageado pela passagem dos 110 anos de sua fundação, desta vez, pela Câmara Municipal de Caeté, cidade que foi administrada por João Pinheiro da Silva, patrono do IHGMG, e onde ele está enterrado.

Comemorado em 15 de agosto de 2017, o 110º aniversário do Instituto Histórico já havia sido lembrado tanto pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, como pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, em sessão solene com entrega de placa e diploma respectivamente.

Fazendo coro com estas casas legislativas, a Câmara de Caeté, presidida pelo Vereador Guilherme Gustavo e Souza Rosa, fez questão de também saudar a mais antiga entidade cultural privada em atividade de Minas Gerais.

A sessão solene na Câmara de Caeté, previamente marcada para o dia 15 de dezembro de 2017, foi cancelada por motivos de força maior e, no entanto, a placa comemorativa foi enviada ao Instituto Histórico, acompanhada de uma carta datada de 21 de dezembro de 2017, com as devidas vênias e cordiais saudações.