Assessoria IHGMG

O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais está promovendo uma sessão cultural para o dia 07 de abril, sábado, às 10h, na sua sede, Casa de João Pinheiro, com mesa redonda sobre o tema: INCONFIDÊNCIA MINEIRA – ABORDAGENS DIVERSAS, INTERESSES CRESCENTES.

O evento constará de dois momentos distintos: Primeiramente duas palestras, seguidas de debate, abordando os temas: Da África para o Brasil: repatriação dos ossos dos Inconfidentes Mineiros, apresentada pela Sra. Carmem Silva Lemos (Coordenadora do Setor de Pesquisa do Museu da Inconfidência, IBRAM/MIC); e Os inconfidentes poetas e a Arcádia Ultramarina, pelo associado efetivo Dr. Marcos Paulo de Souza Miranda.

A seguir, será inaugurada a exposição A Inconfidência Mineira, nas Memórias do IHGMG, levando ao público documentos históricos, além de um rico acervo relacionado ao tema. A mostra permanecerá aberta para visitação até o dia 27 de abril no salão da Casa de João Pinheiro, de segunda a sexta-feira, nos horários de 13h30 às 17h30.

A promoção do Instituto Histórico é uma sugestão da Comissão de Geografia e Ciências Afins, coordenada pela Profª. Dra. Márcia Maria Duarte dos Santos, e tem como objetivo transcender o âmbito da Ciência Histórica, buscando relacionar diferentes áreas do conhecimento, como a Literatura e a Geografia Histórica.

 

SERVIÇO

Mesa redonda “Inconfidência Mineira – Abordagens Diversas, Interesses Crescentes; e exposiçãoA Inconfidência Mineira, nas Memórias do IHGMG”.

Dia 07 de abril de 2018, sábado, às 10h, na sede do IHGMG – Rua dos Guajajaras, 1268, Barro Preto – BH/MG.

Entrada franca.