Assessoria IHGMG

O mês de julho se encerrou no Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, com a reunião mensal estatutária do Conselho Diretor, ocorrida na manhã do dia 28 e, em seguida, no auditório Dermeval Pimenta, com a solenidade de lançamento da Revista do Instituto vol. 43, a outorga da Medalha do Mérito Israel Pinheiro ao empresário e benfeitor do IHGMG, Dr. Antônio Geraldo Mota e, por fim, o lançamento do trabalho do associado efetivo, Cel. Adalberto Guimarães Menezes, intitulado Coluna Prestes (Desmascarando um embuste).


A Revista do Instituto Histórico vol. 43, coordenada pelo associado e presidente da Comissão da Revista, Paulo Roberto Paranhos da Silva, marca a passagem do Dia de Minas (16/07), efeméride amplamente explicada pelo Presidente, Dr. Aluízio Alberto da Cruz Quintão, em suas palavras iniciais na reunião. A Revista é o meio de divulgação dos trabalhos dos associados da Casa, tratando, nesta edição, dos mais variados assuntos referentes ao Estado de Minas Gerais e ao Brasil. Paranhos ainda fez algumas explanações sobre a nova edição da Revista.

 

O ponto alto da reunião foi a entrega da Medalha Israel Pinheiro, maior honraria concedida pelo IHGMG aos benfeitores da Casa e da cultura do Estado. Recebeu-a o Dr. Antônio Geraldo Mota, com destaque da parceria de sua empresa Auge Tecnologia & Sistemas Ltda. com o Instituto, ensejando, por exemplo, a atualização do site de nossa entidade. O agraciado foi saudado pelo associado Fábio Americano.

 

Mota, em seu discurso de agradecimento ressaltou a gratidão e o dever, a honra e a responsabilidade, “... Se é verdade que esta conceituada Instituição me outorga tal honra pelo critério de mérito e pelos serviços prestados, é verdade também que, essas qualidades vistas pelos meus benfeitores para a concessão da medalha ISRAEL PINHEIRO, não se podem encerrar nessa solenidade”. Leia o discurso na íntegra:

DISCURSO PROFERIDO POR ANTÔNIO GERALDO MOTA PELO RECEBIMENTO DA MEDALHA “ISRAEL PINHEIRO”

 

 

A reunião prosseguiu com o lançamento do livro “Coluna Prestes – Desmascarando um embuste”. O autor fez uma rápida apresentação da obra, a qual foi muito bem recebida pelos seus pares. O livro Coluna Prestes é prefaciado pelo presidente Aluízio Quintão e editado por Ozório José Araújo do Couto, também associado efetivo do IHGMG e conterrâneo do Cel. Menezes.


Fotos: José Lopes/ Maria de Lourdes

Legenda das fotos:

1. Adalberto Andrade Mateus, Antônio Carlos Albuquerque, Cel. Adalberto Guimarães Menezes, Aluízio Alberto da Cruz Quintão, Joaquim Cabral Netto, Wagner Colombarolli e Fernando Antonio Xavier Brandão.

2. Cel. Adalberto Guimarães Menezes e Paulo Roberto Paranhos da Silva.

3. Aluízio Alberto da Cruz Quintão, Antônio Geraldo Mota e Regina Almeida.

4. Antônio Geraldo Mota.

5. Regina Almeida, Cel. Adalberto Guimarães Menezes e Paulo Roberto Paranhos da Silva.

6. Aluízio Alberto da Cruz Quintão, Antônio Geraldo Mota, Regina Almeida e Cel. Adalberto Guimarães Menezes.