Pelo quarto ano consecutivo, o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais realiza o Ciclo de Palestras A Inconfidência Mineira: Interesses Crescentes, Abordagens Diversas. O objetivo é ampliar as discussões de temas relacionados à Inconfidência Mineira, tendo em vista oportunidades de interlocução com outras áreas de conhecimento, além da História. Nessa edição, o evento irá destacar as contribuições da Literatura e das Artes Plásticas.

Promovido pela Comissão Cultural Permanente Geografia e Ciências Afins, o ciclo recebe a historiadora Cristina Ávila que fará sua palestra com o tema A Inconfidência Mineira nas Artes: do Triunfo Eucarístico à Contemporaneidade.

De forma a ampliar a reflexão sobre o tema, a Inconfidência Mineira, que em 2019 completa 230 anos, será enfocada em uma exposição, que traz para o público as obras, pinturas e poemas, do artista plástico Márcio Sampaio, membro da Academia Mineira de Letras.

 

IV Ciclo de Palestras: A Inconfidência Mineira - Interesses Crescentes, Abordagens Diversas

Palestra – A Inconfidência Mineira nas Artes: do Triunfo Eucarístico à Contemporaneidade

Palestrante: historiadora Cristina Ávila

Data: 13 de abril de 2019, às 10h - Auditório Presidente Dermeval Pimenta

 

Exposição - Inconfidências: Pinturas e Poemas de Márcio Sampaio

Saguão do Instituto Histórico Geográfico de Minas Gerais.

Curador: Artista plástico Márcio Sampaio.

Período e horário de visitação (segunda a sexta-feira): 13 a 26 de abril; 14 às 17h 

 

LOCAL

Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais

R. dos Guajajaras, 1268 – Barro Preto, Belo Horizonte - MG, 30180-101

 

INFORMAÇÕES

(31) 3212-4656 | ihgmg@ihgmg.org.br

www.ihgmg.org.br

 

Currículos

MÁRCIO SAMPAIO

Nasceu em Santa Maria de Itabira, MG, em 1941. Desde os anos 1960, participa da vida cultural de Belo Horizonte, como professor e crítico de arte, curador, artista plástico e escritor. Publicou vários livros de poesia e obras sobre artistas plásticos mineiros. Oteve prêmios de literatura e arte, com várias exposições no Brasil e no exterior. Foi curador do Museu da Pampulha, do Palácio das Artes e superintendente aa Fundação Cultural Carlos Druumond de Andrade, em Itabira, MG, com função de secretário de cultura. Atualmente, desenvolve projeto de pesquisa, análise crítica e arquivo documental sobre artes plásticas em Minas, tendo como fonte um extenso acervo que o artista doou recentemente ao Museu Mineiro.

 

CRISTINA ÁVILA

Nasceu em Belo Horizonte, em 1957. É Historiadora da Arte e da Cultura, curadora de exposições e consultora. Bacharel em História pela FAFICH/UFMG, Especialista em Cultura e Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto/MG, Mestre em Artes pela Escola de Comunicação e Artes - ECA-USP e Doutora em Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. É Coach Comportamental e de Aprendizagem formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching. Desde 2001, dirige a Revista Barroco. É, ainda, palestrante, congressista e parecerista convidada por diversas universidades e instituições no Brasil e no exterior. Professora de História da Arte e da Cultura, trabalhou em diversas universidades.