Para o presidente do IHGMG, Luiz Carlos Abritta, o evento marca uma das datas mais especiais de Minas Gerais e para os mineiros que sempre tiveram um grande compromisso com a sua história. “Em 2 de dezembro de 2020, portanto daqui a um ano, vamos completar o tricentenário do início da organização territorial, administrativa, política e sociocultural do estado de Minas Gerais”, assinala Abritta que prevê uma série de eventos para refletir sobre as conquistas do povo mineiro a partir do século 18, e o pioneirismo experimentado na área cultural, em especial de literatura e artes plásticas, com destaque para o barroco mineiro.

 

Dentre as ações do próximo ano, está o pedido que o IHGMG irá protocolar nas instituições de patrimônio cultural solicitando a proteção e preservação do Parque Arqueológico do Morro da Queimada, em Ouro Preto, palco de um dos episódios da Sedição de Vila Rica, em julho de 1720, movimento contestador à Coroa Portuguesa e que acelerou o processo de separação das capitanias de São Paulo e Minas Gerais.

 

Durante a solenidade do dia 02 de dezembro, a coordenadora da Comissão Especial do Tricentenário, Márcia Maria Duarte dos Santos, irá apresentar os principais eventos que irão ocorrer ao longo de 2020, contando com a participação de várias instituições públicas e privadas. “Nossa expectativa é a de que possamos refletir sobre os 300 anos de Minas Gerais a partir de vários eventos como seminários, palestras, mesas-redondas, exposições e visitas a sítios históricos, referentes ao patrimônio natural e construído, entre outros, em benefício da própria memória histórica, geográfica e cultural de Minas Gerais”, destaca Márcia que aponta que as ações serão feitas a partir de acordos de cooperação técnica e científica.

 

“Para comemorar uma data tão significativa, estamos contando inicialmente com a parceria de instituições como a Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Superintendência de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público e Equipamentos Culturais e Fundação Clóvis Salgado, Instituto de Geociências e Centro de Referência em Cartografia Histórica da Universidade Federal de Minas Gerais, Núcleo de Pesquisa CNPQ Impérios e Lugares no Brasil da Universidade Federal de Ouro Preto, Prefeitura Municipal de Ouro Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, MM Gerdau Museu das Minas e do Metal, Instituto Idea Casa de Cultura e Instituto Cultural Flávio Gutierrez”, aponta Márcia que informa que novas parcerias já estão sendo definidas.

 

Encerrando o lançamento da abertura do tricentenário, o associado efetivo e senador da República, Antonio Anastasia irá proferir a conferência A criação da Capitania de Minas Gerais.

 

A separação da Capitania

 

Em 02 de dezembro de 1720, o rei Dom João V, após ouvir as considerações do Conselho Ultramarino expediu o alvará régio criando um governo para a Capitania de São Paulo e outro para a região das Minas Gerais. De acordo com os estudos do historiador e associado do IHGMG Waldemar de Almeida Barbosa (1907-2000), o comando da capitania de São Paulo e Minas do Ouro deixava São Paulo sem governo próprio, uma vez que os governadores se instalavam na região das minas recém-descobertas. Com essa e outras razões como o crescimento da população das vilas mineiras e a Sedição de Vila Rica, as discussões se intensificaram concluindo com a determinação real em prol da separação das capitanias ao final do ano de 1720.

 

Descrição: Abertura do Tricentenário da Capitania de Minas Gerais.

Data: 02/12/2019 (segunda-feira)

Horário: 19h

Local: Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais

Auditório Dermeval Pimenta – Rua dos Guajajaras, 1268 – Barro Preto / Belo Horizonte-MG

Entrada: Gratuita

 

Mais informações:

 

Comissão Especial do Tricentenário da Capitania de Minas Gerais: coordenadora Márcia Maria Duarte dos Santos (coord.), Adalberto Andrade Mateus (subcoord.).

 

(31) 3212-4656 -  ihgmg@yahoo.com.br - www.ihgmg.org.br