VIRGÍLIO MARTINS FERREIRA DE MELO FRANCO

PATRONO DA CADEIRA NÚMERO 52

 

Por Norman José Andrade Giugni

O Senador Virgílio Martins de Mello Franco era filho de José Martins Ferreira e de D. Antônia Martins de Mello Franco. Nasceu em Paracatu, em 29 de agosto de 1839 e faleceu no Rio de Janeiro, em 31 de dezembro de 1922. Foi um destacado político brasileiro.

Formou-se bacharel em Direito, em 1866, pela Faculdade de Direito de São Paulo. Foi promotor em Paracatu, juiz de Direito do Alto Tocantins, em Goiás, e juiz de Direito de Paracatu e de Barbacena. Aposentou-se como desembargador. Foi, também, professor.

Foi fundador e lente da Faculdade Livre de Direito de Belo Horizonte. Como político, ocupou diversos cargos, entre os quais deputado à Assembleia Geral Legislativa por Minas Gerais (1876-1881), Deputado Geral e Senador Constituinte e Senador.

Em 1893, o Senador Virgílio Martins de Mello Franco apresentou ao Senado o projeto n° 37, de instalação de uma faculdade de medicina e farmácia, a ser criada na capital do Estado, Ouro Preto. Essa ficaria constituída por cinco cursos: Ciências Médicas e Cirúrgicas; Farmácia; Bacharelado em Ciências Naturais e Farmacêuticas; Obstetrícia e Odontologia (art. 2°). O curso médico seria dividido em seis séries e o de farmácia seria constituído pelo curso da existente Escola de Farmácia de Ouro Preto, que não sofreria modificações.

O projeto foi aprovado no Senado, em 1894, porém, quando remetido à Comissão de Instrução Pública, no Congresso, foi arquivado. Isto, apesar de pronunciamentos favoráveis do Presidente do Estado, Afonso Penna, e do Secretário do Interior, Francisco Silviano de Almeida Brandão.

Somente em 1911, depois de 17 anos dos esforços do Senador Virgílio de Mello Franco, a Associação Médico Cirúrgica de Minas Gerais declarou criada a Faculdade de Medicina de Belo Horizonte, na data de 5 de março de 1911, quando governava o Estado Júlio Bueno Brandão.

Atividades Intelectuais, Científicas e Literárias: Sócio do
Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Membro da OAB, professor do
Colégio Abílio de Barbacena, um dos fundadores do Instituto Histórico e
Geográfico de Minas Gerais.
Produção Cultural – Principais Obras: “Viagem pelo Interior de Minas Gerais”, “Estudos sobre os limites de Minas Gerais e Goiás”.