Assessoria IHGMG


 

Homenageados no II Seminário Mineiro de Genealogia:

 

 

Dr. Deusdedit Pinto Ribeiro de Campos

Nasceu em formiga, Minas Gerais, a 4 de dezembro de 1931, filho de Coriolano Pinto Ribeiro e Carmem de Campos Ribeiro. É pai de Sérgio, Marcelo, Tarcísio, Regina Célia e Dorotéia, que lhe deram 13 netos.

Médico, formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais em 1956, foi Professor Assistente da Cadeira de Tisiologia da Faculdade de Ciências Médias de Minas Gerais. Exerceu a Clínica Médica Geral nas cidades de Papagaios-MG e Pompéu-MG, berço de suas raízes familiares, entre 1956 e 1966. Foi Provedor da Santa Casa de Pompéu (1963-1969) e durante sua gestão construiu o hospital daquela cidade. Especialista em Patologia Clínica por concurso de provas escritas e práticas, realizado em 1971, exerceu a clínica médica patologista com laboratório em Belo Horizonte de 1967 a 1996.

Pertence a várias instituições médicas e culturais, no Brasil e no exterior, dentre elas:

- Membro Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, onde ocupa a cadeira 38 cujo patrono é o Ministro Martinho Álvares da Silva Campos, tendo integrado e presidido sua Comissão de Genealogia;

- Sócio Colaborador do Colégio Brasileiro de Genealogia;

- Membro Efetivo da Arcádia de Minas Gerais, onde ocupa a cadeira 40, cujo patrono é a Educadora D. Helena Antipoff;

- Associado Benemérito do Instituto Histórico e Geográfico de Pompéurecentemente declarado Associado Correspondente do Instituto Histórico de Pitangui.

É detentor de diversas medalhas e condecorações, dentre as quais destacamos:

  • Medalha da Inconfidência” e “Medalha de Honra da Inconfidência Mineira”, outorgadas pelo Governo do Estado de Minas Gerais, respectivamente;
  • “Medalha Santos Dumont”, também conferida pelo Governo do Estado de Minas Gerais, categoria Bronze em 2008 e categoria prata em 2012;
  • Medalhas “João Pinheiro” e “Medalha Israel Pinheiro”, bem como a Comenda da Ordem do Almocafre, concedidas pelo Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais;
  • Medalha “Cláudio Manoel da Costa”, concedida pela Arcádia de Minas Gerais;
  • “Medalha Dona Joaquina do Pompéu”, concedida pela Municipalidade de Pompéu;
  • “Medalha do Buriti”, outorgada pelo Instituto Histórico e Geográfico de Pompéu;
  • Também é cidadão Honorário da Cidade de Pompéu, título que lhe foi concedido pela Câmara Municipal em 2010.

Seguindo os passos trilhados pelo seu pai, Coriolano Pinto Ribeiro, dedicou-se à pesquisa genealógica sobre a família da grande matriarca do Centro-Oeste Mineiro, Joaquina Bernarda da Silva Abreu Castelo Branco, “a dama do sertão”, sendo de sua autoria os livros:

                     

- “DONA JOAQUINA DO POMPÉU - sua História e sua Gente”, obra histórico-genealógica, publicada em 2003, em 3 volumes, ampliação e atualização do livro publicado por seu pai em 1956.

- “OS CASTELO BRANCO DAQUI – Origens Genealógicas das Famílias Mineiras”- obra histórico-genealógica, publicada em 2012;

- “Testamento e Inventário de Dona Joaquina do Pompéu e outros documentos”, obra histórico-documental publicada em 2013, com 504 páginas.

- Vários artigos na Revista da Arcádia de Minas Gerais e na Revista do Instituto Histórico de Minas Gerais.

 

MARTA MARIA AMATO é paulista de Arealva, nascida em 15 de junho de 1946, filha do Professor Corinto Amato e d. Nair Souza Simões. Pelo lado materno, tem antepassados por todo sul de Minas Gerais e descende de duas das lendárias Três Ilhoas, precisamente de Antônia da Graça e de Júlia Maria da Caridade. Atualmente reside em São Carlos, sendo mãe de Daniel e Alexandre, e avó da pequena Lorena.

Marta Amato é uma das maiores pesquisadoras de famílias mineiras da atualidade, especializando-se em imigração açoriana no Brasil, assim como na origem e descendência de povoadores de São Paulo e sul de Minas Gerais.

Foi sócia fundadora da ASBRAP – Associação Brasileira dos Pesquisadores de História e Genealogia e da associação Gentree Genealogia e História.

Em 1996, ela publicou seu primeiro livro: A Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Carrancas e sua História.

Dois anos depois, Marta Amato trouxe a público um trabalho inédito do Dr. Reynaldo de Oliveira Pimenta, falecido em 1973, sobre O Povoamento do Planalto de Pedra Branca – Caldas e Região, contendo complemento de autoria dela, denominado Colcha de Retalhos, com dados importantes para a história da região.

No ano 2000, publicou Inácio Franco – Um ramo Inédito das Três Ilhoas – em coautoria com Douglas Fasolato. No ano seguinte, apresentou Famílias Mineiras do Século XVIII, contendo a genealogia das famílias Gonçalves Lopes (de Carrancas) e Silveira, Sousa, Alves Pedrosa, Coutinho Portugal e Santos (todas de São João Del Rei).

Marta Amato ainda coordenou a reedição da Genealogia Paulistana, de Luiz Gonzaga da Silva Leme, em 2002, bem como publicou Correções e acréscimos à Genealogia Paulistana, em 2003, ambas em formato digital. Também é autora de:

- A ascendência paulista de Francisca de Macedo – aditamento à Genealogia Paulistana – título Moraes, publicado na Revista da ASBRAP (1999).

- Inácio Franco, patriarca das famílias Franco e Junqueira (natural daFreguesia de Santa Maria de Válega e não da Freguesia de Balga), emcoautoria com Dr. Cid Guimarães, publicado na Revista da ASBRAP (1999)

- Povoadores dos Caminhos do Ouro – 10 volumes apresentados em cinco CDs(2004-2018)

- Os Rodrigues da Cunha - A Saga de uma Família: Genealogia e História –(2008)

- A Família Lima de Casa Branca e Região, em coautoria com Maria Celina Exner Godoy Isoldi, publicado na Revista da ASBRAP (2013)

- Família Andrade de Minas Gerais: Ascendência e descendentes de Antônio de Brito Peixoto – 500 anos de História (2016)

- Bento da Costa Preto. Um paulista nas Minas Gerais (2017)

- Artigos publicados na revista Gentree

- Livro sobre a família Leite Ribeiro, em coautoria com Dr. Luiz Carlos Tocalino, a ser publicado em 2019.

 

Dr. JOSÉ GUIMARÃES nasceu em Cambuquira, Minas Gerais, filho de TeodoricoOvídio Guimarães e de Eliza Julieta de Souza Guimarães.

Aos 9 anos de idade,passou a morar em Ouro Fino, cidade que se tornou sua "terra adotiva", ondeainda reside sua viúva, D. Leyde Moraes Guimarães, com quem teve os filhos:Francisca Elisa Guimarães; Maria Olímpia Guimarães Silva, casada com Waldir Brasil Silva; Márcia Regina Guimarães, casada com Clayton Montagnolli Júnior; e Teófilo Moraes Guimarães , casado com Donice de Freitas Garcia. Teve ainda oito netos (Rafael, Fernando,Sara, Henrique,Lia, Heloisa, Nara e Samuel) e uma bisneta Alice.

Advogado formado pela Faculdade de Direito de Niterói; foi professor daEscola Normal de Ouro Fino, titular da cadeira de psicologia, tendo sidodiretor da referida instituição de ensino por 9 anos. Mesmo após seaposentar, continuou lecionando História do Brasil, Geografia e EducaçãoMoral e Cívica.

Pertenceu aos quadros do Instituto Genealógico Brasileiro, do ColégioBrasileiro de Genealogia, dos Institutos Históricos e Geográficos de MinasGerais e de São Paulo, e outros congêneres.

Publicou seus trabalhos em diversos periódicos, tais como Gazeta de OuroFino, Poliantéa do Bicentenário de Ouro Fino, Semana Religiosa de PousoAlegre, Diocese de Pouso Alegre no ano jubilar de 1950, Voz Diocesana deCampanha, no órgão oficial do Estado de Minas Gerais e em revistasespecializadas em história e genealogia, dentre as quais destacamos:

- Revista Genealógica Latina;

- As Ilhoas e Os Garcias com árvore de costado;

- Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo;

-Um Rego Barrospernambucano no Sul de Minas e Paschoal Leite: um estudo genealógico (com acolaboração de Luiz Carlos Sampaio de Mendonça);

- Revista Brasil Genealógico, do Colégio Brasileiro de Genealogia;

- Árvores de Costado dos Presidentes Wenceslau Braz e Delfim Moreira e O InconfidenteAntônio de Oliveira Lopes;

- Revista da ASBRAP (publicações póstumas);

 - Genealogia de Vital Brasil;

- O Sargento Mor Manuel Nunes de Gouvêa, um povoador do Sul de Minas;

- A Capelade Caldas e seu desmembramento de Ouro Fino;

- Família Borges da Costa;

- O Fundador de Baependi (importante trabalho sobre a genealogia do Capitão Mor Tomé Rodrigues Nogueira do Ó), Paróquias Paulistas no Sul de Minas; Maria da Fé;

- A verdadeira origem do nome da cidade; Dona Maria Pedroso e OsFundadores de Três Corações.

 

Dr. José Guimarães faleceu no dia 1º de julho de 1987, em Ouro Fino, deixando seu trabalho de maior expressão a ser publicado: As Três Ilhoas.

A obra veio a lume na década de 90, em razão do empenho do genealogistaRoberto Vasconcelos Martins. Em 3 tomos, divididos em 4 volumes, a obradescreve a descendência de três irmãs açorianas, que por volta de 1723vieram para o Brasil, onde se tornaram figuras lendárias, troncos deimportantes famílias mineiras: Antônia da Graça (antepassada dos Junqueirase Meireles), Julia Maria da Caridade (de quem descendem os Garcias,Carvalhos, Nogueiras, Vilelas, Reis e Figueiredos) e Helena Maria de Jesus(avó maior dos Resendes). Atualmente, essa obra é referência e fonte deconsulta obrigatória para os estudiosos de genealogia.


 PALESTRANTES:

JORGE DOUGLAS ALVES FASOLATO,

conhecido no meio dos genealogistas como Douglas Fasolato, natural de Juiz de Fora, filho de Jorge Valentim Fazolatto e de Maria Aparecida Fazolatto.

Advogado e jornalista, iniciou sua trajetória profissional em 1986, como colunista do jornal Correio da Mata, atuando em diversos outros jornais até 2009, comoDiário da Manhã, O Fluminense, Hoje em Dia, Panorama e JF Hoje.

Tem muita experiência de pesquisa na área de História, Museologia e Genealogia, tendo sido agraciado com a Medalha Santos Dumont, no grau prata, em 2001, outorgada pelo Governo de Minas Gerais, e com a Medalha Pedro Nava, em 2004, pela Prefeitura de Juiz de Fora.

Pertence a diversas instituições culturais, ocupando cadeira de titular do Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora, da Academia Juizforana de Letras e do Colégio Brasileiro de Genealogia. É membro do International Council of Monuments and Sites (ICOMOS).

Membro do Conselho de Amigos do Museu Mariano Procópio, em Juiz de Fora, pelo qual foi indicado para o cargo de diretor superintendente da Fundação Museu Mariano Procópio (2009-2017).

Atualmente, é diretor da Casa da Marquesa de Santos – Museu da Moda Brasileira, no Rio de Janeiro.

Autor de livros em diversas áreas, entre os quais:

- Juiz de Fora: imagens do passado

- Inácio Franco: um ramo inédito das três ilhoas”, em coautoria com Marta Amato.

Douglas Fasolato nos honrará com a palestra Ilhoas: mito, genealogia e memória.

 

GUSTAVO ALMEIDA MAGALHÃES DE LEMOS

nasceu em 16 de novembro de 1952, no Rio de Janeiro, onde reside, sendo filho do Dr. Aluízio Arsênio de Lemos e de Miriam de Almeida Magalhães.

Economista formado pela Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, dedica-se à genealogia como hobby, mantendo um site fechado sobre a família Almeida Magalhães.

Já proferiu diversas palestras sobre genealogia, além de participar, como mediador,de mesas redondas e debates sobre o tema em São Paulo e no Rio de Janeiro. Também tomou parte ativamente de congressos e eventos sobre genealogia, inclusive em Minas Gerais. Coordena alguns grupos de estudos sobre história e genealogia.

É sócio titular do Colégio Brasileiro de Genealogia (no Rio de Janeiro), membro da ASBRAP – Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia (com sede em São Paulo) e da NGS – National Genealogical Society (EUA).

É autor dos seguintes artigos sobre genealogia:

- A Genealogia no Século XXI – Metodologia de Pesquisa - publicada na revista Brasil Genealógico (2005)

- Genealogia Genética X Genealogia Histórica. Publicado no site buratto.org

- A Genealogia no Século XXI – Resumo da comunicação no III Encontro do Caminho Novo – 2012. Publicada na internet

- Aspectos Qualitativos e Quantitativos em uma Pesquisa Genealógica –publicado na Carta Mensal 107 do CBG (2012)

- Autor da contracapa do livro Colônia do Sacramento – Batizados, Casamentos e Óbitos – 1690-1777, escrito por Dalmiro da Motta Buys de Barros (2012).

- Prefaciou o livro Jean Ruffier e Seus Descendentes, escrito por Hugo Forain Junior (2015).

 - Fontes e Instrumentos de Pesquisa em Genealogia – publicado na Carta Mensal 137 do CBG (2017).

- livro em preparo - Famílias na História: A Genealogia no Século XXI

Gustavo Lemos nos brindará com a palestra Metodologia, instrumentos e fontes de pesquisa genealógica