O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) comemora o tricentenário de criação da Capitania de Minas Gerais fazendo memória de efemérides ocorridas ao longo desses 300 anos de travessia histórica.       

Um documento muito importante, ligado à separação da Capitania de São Paulo e Minas do Ouro completou no dia de hoje, 21 de fevereiro, trezentos anos desde a sua assinatura. De acordo com o associado Marcos Paulo de Souza Miranda, o documento é uma Carta Régia assinada por Dom João V em 21 de fevereiro de 1720 (foto), assinada alguns meses antes do alvará que determinou a separação das capitanias em 02 de dezembro do mesmo ano. De acordo com Marcos Paulo, o documento “pode ser considerado como a certidão de nascimento da organização politico-administrativa de Minas Gerais, que, a partir de então, passou a ter governo próprio”. O pesquisador reconhece o documento como um dos mais importantes relacionados com a história de nosso estado.

Ainda de acordo com Marcos Paulo, que preside a Comissão História de Minas, o documento original faz parte do acervo da Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa, localizado recentemente como parte das pesquisas que subsidiam as atividades relativas ao tricentenário da criação Capitania de Minas preparadas pelo IHGMG nesse ano de 2020.

 

 

IHGMG: ações do tricentenário

O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais iniciou o ano de comemoração do tricentenário da criação da capitania em 02 de dezembro de 2019, data do alvará de dom João V (foto) e, desde então, passou a ser uma das instituições responsáveis por uma programação especialmente voltada para a celebração da efeméride. O reconhecimento desse protagonismo culminou com a indicação da entidade como participante do grupo de trabalho que será responsável pela organização das ações relativas às comemorações do aniversário de 300 anos da criação da Capitania de Minas Gerais no âmbito do governo do estado.

O IHGMG já realizou duas atividades no mês de fevereiro como parte da programação oficial do tricentenário. No dia 1º de fevereiro, relembramos o político, historiador e primeiro diretor do Arquivo Público Mineiro, José Pedro Xavier da Veiga, responsável pela pesquisa e lançamento da obra Efemérides Mineiras – 1664/1897, um referencial sobre as datas históricas de Minas. Já em 08/02, apresentamos parte da história do Vale do Mucuri por meio da mesa-redonda “Mucuri, nos Sertões das Gerais: Perspectivas Históricas e Regionais”. A programação especial do tricentenário prossegue nos próximos meses, sendo que a próxima atividade será realizada no dia 07 de março com uma palestra preparada pela Comissão Cultural de Genealogia.

Imagem: Carta Régia de 21 de fevereiro de 1720, acervo da Biblioteca Nacional de Portugal

Efemérides do Mês no IHGMG. Realização: Comissão Cultural Permanente História de Minas. Coordenação: associado Marcos Paulo de Souza Miranda. Pesquisa e texto (fevereiro): associado Marcos Paulo de Souza Miranda.