A partir de hoje, 28 de maio de 2020, o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais inicia uma programação virtual, dando continuidade às suas atividades culturais e, em especial, às que celebram o tricentenário de criação da Capitania de Minas Gerais.

 

Para atender às recomendações do isolamento social, o Instituto, que completa 113 anos em agosto, dá um novo passo em sua história passando a divulgar de forma permanente informações históricas e geográficas sobre Minas Gerais em um canal no YouTube: o IHGMG Virtual.

 

A estreia começa com a exibição dos Arquivos do IHGMG, relembrando palestras feitas nos últimos anos durante as tradicionais sessões das manhãs de sábado. A primeira palestra a ser exibida é Inquisição e os cristãos novos em Minas Gerais, feita em junho de 2017 pelo historiador e genealogista Marcelo Meira Amaral Bogaciovas (foto). Para o 2º secretário do Instituto, o associado Stanley Savorreti de Souza, organizador da mostra, com a exibição, o IHGMG homenageia o pesquisador, falecido no último dia 07/05. Bogaciovas foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia (Asbrap).

 

As atividades serão postadas sempre às quintas-feiras e vão se dedicar, inicialmente, à comemoração do tricentenário da Capitania de Minas Gerais. Desde o dia 02 de dezembro de 2019, o IHGMG desenvolve uma programação especial para celebrar a data, após ato institucional do presidente Luiz Carlos Abritta.

 

Para os coordenadores da Comissão do Tricentenário, os associados efetivos Márcia Maria Duarte dos Santos e Adalberto Andrade Mateus, o canal digital será importante para divulgar as atividades da Instituição, sendo algumas já realizadas e outras inéditas, especialmente preparadas para dar prosseguimento ao calendário anteriormente anunciado.

 

Instituições parceiras

 

Um aspecto importante, nas atividades virtuais do Instituto Histórico e Geográfico, é a continuidade das parcerias estabelecidas para a programação que celebra os 300 anos de criação da Capitania. Sendo assim, nos próximos dias teremos o lançamento de ações em parceria com o Instituto Idea Casa de Cultura, com atividades sobre a língua portuguesa com as palestras A herança da língua portuguesa, com o cônsul de Portugal em Minas, Rui Almeida, e ainda O português mineiro, com a professora Antonieta Cohen.

 

No dia 10/06, durante a Semana Nacional de Arquivos, em parceria com o Arquivo Público Mineiro, vinculado à Secretaria de Estado da Cultura e Turismo, haverá a participação da diretora criativa do projeto Making The Future, do Arquivo Público da Irlanda do Norte, a jornalista brasileira Laura Aguiar.

 

E, no dia 18/06, será iniciada uma série de palestras que irá relembrar os Historiadores Mineiros, entre eles Augusto de Lima Júnior, Salomão de Vasconcellos, cônego Raimundo Otávio da Trindade, Joaquim Felício dos Santos e Diogo de Vasconcellos. A atividade é uma parceria com o Núcleo de Pesquisas Impérios e Lugares no Brasil, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com a coordenação do professor Francisco Andrade. A programação do próximo mês termina com atividades dedicadas a relembrar os 300 anos da sedição de Vila Rica, com participação do professor Luciano Figueiredo, da Universidade Federal Fluminense, e dos associados Bruno Terra Dias e Marcos Paulo de Souza Miranda.

 

Os organizadores da programação destacam a importância das pessoas se cadastrarem no canal do Youtube para que possam receber os lembretes das atividades e acompanharem pelas redes sociais que irão trazer, constantemente, as informações sobre os próximos eventos.

 

IHGMG ON-LINE

 

Youtube: IHGMG Virtual

Facebook: www.facebook.com/tricentenariodacapitaniademinasgerais

Instagram: ihgmgoficial