Marcos Paulo de Souza Miranda

Associado efetivo do IHGMG - Cadeira 93

 

O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) comemora o tricentenário de criação da Capitania de Minas Gerais fazendo memória de efemérides ocorridas ao longo desses 300 anos de travessia histórica. Neste mês de maio de 2020, o lembramos a autorização dada pela Regência do Império do Brasil para a viagem do cientista dinamarquês Peter Wilhelm Lund a Minas Gerais “com  fim de recolher produtos mineralógicos e quaisquer outros objetos que possam adiantar o progresso das ciências naturais”.

 

Destacamos a seguir, alguns fatos da passagem por Dr. Lund em Minas Gerais, especialmente em Lagoa Santa/MG.

Peter LundNascido em Copenhague, na Dinamarca, em 1801, o médico Peter Lund esteve no Brasil, primeiramente, em 1825,  onde fez pesquisas de zoologia  e botânica na Província do Rio de Janeiro. Retornou à Europa em 1829,  doutorando-se em Ciências Naturais na Alemanha e  desenvolvendo vários estudos sobre Paleontologia, na França.

 

Após voltar ao Brasil, fixou-se em Minas Gerais, em 1833, estabelecendo-se na região de Lagoa Santa, onde se dedicou ao estudo de fósseis encontrados no interior de grutas situadas entre Sabará e Curvelo. Cadastrou e pesquisou mais de oitocentas cavidades naturais subterrâneas, onde encontrou milhares de vestígios de animais pleistocênicos (como a preguiça gigante e o tigre dente de sabre) e do ser humano, aventando, pioneiramente,  a hipótese de que eles haviam coexistido. Pela relevância de seu trabalho, que chegou a ser citado por Charles Darwin, Lund ficou conhecido como o pai da arqueologia e da paleontologia no Brasil.

 

O cientista dinamarquês, que adotou Minas Gerais como sua terra, faleceu em Lagoa Santa-MG em 25 de maio de 1880, onde foi sepultado. Peter Lund é o patrono da Cadeira número 17 do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.

 

 

Imagem: Peter Wilhelm Lund, do Acervo do Arquivo Público Mineiro

 

Efemérides do Mês no IHGMG. Realização: Comissão Cultural Permanente História de Minas. Coordenação, pesquisa e texto de maio: associado Marcos Paulo de Souza Miranda. Fonte: VEIGA, José Pedro Xavier da. Efemérides mineiras 1664-1897. Centro de Estudos Históricos e Culturais. Fundação João Pinheiro: Belo Horizonte, 1998.