O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) comemora o tricentenário de criação da Capitania de Minas Gerais fazendo memória de efemérides ocorridas ao longo desses 300 anos de travessia histórica. Neste mês de julho de 2020, recordamos mais um episódio relacionado à Sedição de Vila Rica, que também completa 300 anos nesse ano. 

Entre os personagens da Sedição de Vila Rica, o português Filipe dos Santos Freire, por ter sido um dos únicos a tramar a morte do governador da Capitania, o Conde de Assumar, inclusive estabelecendo uma senha para o ato, foi condenado à pena de morte.

 

Em 19 de julho de 1720, após ser sumariamente julgado e condenado pelo próprio Conde, Filipe foi enforcado, esquartejado “para o horror dos mais Régulos” e arrastado por cavalos pelas ruas de Ouro Preto.

 

Segundo a sentença condenatória, a cabeça do insurrecto deveria ser pregada no pelourinho de Vila Rica e seus quartos nas localidades de Cachoeira do Campo e São Bartolomeu (Distritos de Ouro Preto), Itabira (atual Itabirito) e na Passagem do Ribeirão Abaixo (Passagem de Mariana).

 

Segundo José Pedro Xavier da Veiga, Filipe “sofreu e morreu como herói que era. Respeito e honra à sua memória gloriosa!”

 

Efemérides do Mês no IHGMG. Realização: Comissão Cultural Permanente História de Minas. Coordenação: associado Marcos Paulo de Souza Miranda. Fonte: VEIGA, José Pedro Xavier da. Efemérides mineiras 1664-1897. Centro de Estudos Históricos e Culturais. Fundação João Pinheiro: Belo Horizonte, 1998. Imagem: Alusão a Filipe dos Santos.