O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais comemorou no último sábado, 15 de agosto, 113 anos de fundação. A data é tradicionalmente comemorada em reunião solene na sede do IHGMG, mas, para respeitar as orientações de isolamento social em função da pandemia do novo coronavírus, em 2020, os festejos foram realizados de forma virtual. A chamada Casa de João Pinheiro, não deixou por menos, e realizou uma live comemorativa no YouTube.

 A mais antiga entidade cultural de caráter privado do Estado já vinha marcando presença nos novos meios de comunicação por meio do seu site e de suas redes sociais desde maio de 2020. Por meio de atividades culturais virtuais, o IHGMG dá continuidade ao seu projeto “carro-chefe” deste ano, com a comemoração do Tricentenário da criação da Capitania de Minas Gerais. A cada semana uma nova atividade cultural é apresentada ao público no canal IHGMG VIRTUAL, no YouTube.

 A solenidade online se iniciou às 10h, com o pronunciamento institucional do presidente Luiz Carlos Abritta, que saudou os associados com as felicitações pelos 113 anos de criação da entidade. Abritta, em seu pronunciamento, relembrou as palavras do primeiro presidente do IHGMG, João Pinheiro da Silva. “A História nos ensina a confiar no direito, na justiça, na liberdade, no bem e na vitória definitiva dos grandes princípios da consciência humana”, destacou Abritta que parabenizou todos os associados, funcionários, colaboradores, amigos e parceiros da Instituição.

 Em seguida, o 1º secretário, associado Adalberto Andrade Mateus, fez a leitura de mensagem enviada pelo presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), Victorino Coutinho Chermont de Miranda. Em sua saudação, Victorino destacou a importância da instituição e fez os seus votos de sucesso para as ações do IHGMG: Possam estas singelas palavras testemunhar, pois, o apreço da Casa da Memória Nacional e de seu presidente ao Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, sua Diretoria e associados. Parabéns e ânimo, porque a luta é árdua, mas tudo vale a pena, já dizia o Poeta, quando a alma não é pequena.

 

 Terminada a primeira parte da celebração dos 113 anos, foi iniciada a transmissão da palestra do associado efetivo Joaquim Cabral Netto que, durante uma hora, narrou a história do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, desde a sua criação por membros do antigo Clube Republicano Floriano Peixoto até os tempos atuais.

 A palestra recebeu os cumprimentos dos associados, que também manifestaram seu apreço por fazer parte desta centenária Instituição.


Veja alguns dos comentários postados ou enviados ao IHGMG:

 

Viva o IHGMG em seus 113 anos!

Parabéns ao Presidente Abritta pela sua brilhante gestão e ao Dr. Joaquim Cabral Netto pela excelente oração comemorativa à data e que tão bem retratou o Instituto com a sua história, suas agruras e suas vitórias. Nosso reconhecimento a todos aqueles que são os responsáveis atuais pelo seu sucesso e o abraço aos colegas membros da nobre Instituição. Wagner Colombarolli (presidente emérito)

 

Parabéns ao Instituto, por mais esta 113a. efeméride de sua longa existência como instituição cultural que honra e prestigia a história de Minas Gerais. Parabéns aos que viabilizaram a comemoração e a todos nós associados na pessoa do Presidente Luiz Carlos Abritta.  Aluízio Alberto da Cruz Quintão (presidente emérito)

 

Dr. Joaquim Cabral Netto, na sua oração, ajuda-nos a não jejuar das palavras. Das palavras necessárias. Que precisam ser opulentas para revelar aquelas que ficaram confusas, ressentidas, atiradas como pedras, quando deveriam emergir as palavras de amor. Não é fácil viver. Mas, somos hoje dignos dos antepassados. E, continuamos a construir este Sodalício pelo esforço moral e material. Antônio Carlos de Albuquerque – Secretário-Geral

 

Parabéns ao IHGMG, bem como a todos os Confrades pelos nossos 113 anos de profícua existência. Cumprimentos ao Dr. Abritta nosso presidente, à Dra. Márcia e ao Dr. Cabral que abrilhantaram a efeméride. Paulo Duarte Pereira – 1º Vice-Presidente

 

Nosso abraço e reconhecimento a todos que viabilizaram as transmissões, aos caros Stanley Savoretti e João Marcos de Linhares, ao IHGB, à Márcia Duarte, coordenadora das atividades culturais, e ao Dr. Joaquim Cabral, por essa palestra marcante. Todos, sob o comando de nosso caríssimo Dr. Abritta. Seguimos em frente, com todos os associados, na construção cotidiana. Vivas ao IHGMG! Adalberto Andrade Mateus – 1º Secretário

Parabéns Dr. Abritta e Dr. Cabral, respectivamente, pelo discurso e palestra. Cumprimentos também ao Adalberto Mateus pela organização de mais esse evento virtual do IHGMG. Abraços e bom final de semana a todos. Parabéns e agradecimento ao Stanley Savoretti e ao João Marcos também. Carlos Alberto da Silveira Isoldi Filho – 2º Tesoureiro

 

Como Decano meus cumprimentos a toda a Diretoria, os conferencistas, a todos os sócios pelos 113 anos celebrados com pompa e circunstância. IHGMG É UM VERDADEIRO MARCO NA HISTÓRIA DAS NOSSAS MINAS GERAIS. VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR CADA VEZ MAIS PELO SEU ENGRANDECIMENTO. Com muita vibração por tudo aquilo que tenho feito e colaborado por muitos e muitos anos pelo engrandecimento do nosso IHGMG. Ildefonso Silveira de Carvalho (associado efetivo)

 

Parabéns ao ilustre presidente Dr. Abritta, à toda diretoria e ao Dr. Joaquim Cabral pela brilhante apresentação em comemoração aos 113 anos desta egrégia instituição. Marcelo Miranda Guimarães (associado efetivo)

 

Parabéns ao nosso Instituto por seus 113 anos, ao nosso presidente, Dr. Abritta e ao palestrante, insigne orador, Dr. Joaquim Cabral. Paulo Roberto Paranhos da Silva (associado efetivo)

Parabéns ao Dr. Abritta, Dr. Cabral e a todos que colaboraram para que essa comemoração se realizasse de forma tão brilhante. Fábio Americano (associado efetivo)

Bravo!! Parabéns presidente Abritta e Dr. Cabral! Viva nosso IHGMG! Fernando José Armando Ribeiro (associado efetivo)

 

Parabéns Presidente Abritta e confrade Cabral por mais esta exitosa realização. Caetano Levi Lopes (associado efetivo)

 

Parabéns Dr. Abritta e ao Dr. Cabral, pela excelente palestra, bem como a todos que participaram da realização do evento. José Francisco de Paula Sobrinho (associado efetivo)

 

Parabéns ao nosso IHGMG pela data tão marcante! Parabéns também ao nosso Presidente Dr. Abittra e ao grande palestrante, o magnífico orador Dr. Cabral. Maria de Lourdes Costa Dias Reis (associada efetiva)

 

Parabéns ao IHGMG, parabéns ao presidente e a todos que têm trabalhado arduamente pelo engrandecimento desta Casa. Maria Inês de Moraes Marreco (associada efetiva)

 

Muitos vivas ao IHGMG pelos seus 113 anos! Parabéns Dr. Abritta pelo seu discurso, parabéns Dr. Cabral pela palestra. Ao Adalberto, à Márcia, ao Stanley e ao João meus cumprimentos pela organização. Maria Cândida Trindade Costa de Seabra (associada efetiva)

 

Meus parabéns Dr. Abritta! Dr. Cabral, a Márcia, ao Stanley e o João pela competente organização da comemoração! Afetuoso abraço a todos! Marcos Wellington de Castro Tito (associado remido)

 

Parabéns a todos que participaram do evento e um viva ao nosso mais que centenário IHGMG. José Anchieta da Silva (associado efetivo)

 

Prezado Presidente Abritta,

Apraz-me cumprimentá-lo, ao querido Dr. Cabral e a toda a valorosa equipe que possibilitou tão bonita e cívica homenagem ao nosso amado Instituto, pelos 113 anos de sua fundação. Foram falas expressivas e muito significativas do apreço que temos pela "Casa de João Pinheiro", cuja história revela a grandeza do trabalho e dos sentimentos de todos quantos nos precederam. Continuemos irmanados no esforço de preservação e engrandecimento da memória histórica de nossa instituição e de Minas Gerais. Abraços mineiros, Regina Almeida (associada efetiva)

 

Salve os 113 anos do nosso querido IHGMG. Viva o nosso presidente, Dr. Abritta e toda a diretoria! Viva os nossos associados! História que não acaba mais... cumprimentos aos nobres confrades que organizaram a festividade de hoje. Ozório José Araújo do Couto (associado efetivo)

 

IHGMG, outros 113!  Na pessoa do nosso Presidente Dr. Abritta parabenizo todos nós! José Osvaldo Guimarães Lasmar (associado efetivo)

 

Celebrar os 113 anos do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais é sempre motivo de alegria e confraternização para todos seus associados, que temos a missão institucional de preservar a História Tricentenária do Povo Mineiro. Neste 15 de agosto, o Dr. Joaquim Cabral Netto, com a maestria peculiar de sua eloquência, apresentou-nos um panorama histórico da Casa de João Pinheiro, a partir da atuação de todos os seus Presidentes, pelo que recebe nossos mais calorosos aplausos! Ao ouvir o pronunciamento do Presidente Abritta e, na voz do 1º Secretário Adalberto Mateus, as palavras do Dr. Victorino Chermont de Miranda, emocionado, transportei-me em pensamento para o auditório Dermeval Pimenta, sentindo-nos todos ali reunidos nesta data magna de nosso Instituto...

Apesar dos duros tempos que esta pandemia nos impõe, o IHGMG consegue vencê-la com dignidade, fazendo-se presente nos lares de todos os mineiros e pelos quatro cantos do mundo, graças à tecnologia e às redes sociais, que nos permitem mantermo-nos unidos e empenhados para a concretização de tantas realizações institucionais, especialmente celebrativas dos 300 anos da Capitania de Minas Gerais, em 2020.

Nesse espírito festivo que a data de hoje nos proporciona, celebrando os 113 anos do IHGMG, levo meu abraço e cumprimentos ao entusiasmado Presidente Abritta, sua valorosa Diretoria, às dinâmicas Comissões Culturais, aos funcionários e a cada um de nossos associados, que fazem da Casa de João Pinheiro a sempre respeitada e honrada Casa da História e da Cultura de Minas Gerais. Parabéns a todos! Viva o IHGMG! Iácones Batista Vargas (associado efetivo)

 

À Diretoria do IHGMG, à Comissão das Comemorações dos 300 anos de criação da Capitania de Minas Gerais e aos renomados palestrantes, os meus cumprimentos sinceros pelas qualificadas contribuições sobre a História de Minas e do Instituto. Uma riqueza de conhecimentos que nos orgulha e alimenta a alma, especialmente neste tempo de tantas limitações. Saúdo a todos pela determinação de levar à frente os ideais desse Instituto, transpondo barreiras e criando alternativas. Maria Coeli Simões Pires (associada efetiva)

 

Parabéns a todos que integram o nosso querido Instituto, é uma grande alegria estar com vocês nestes 113 anos! Um viva à instituição cultural do Estado de Minas Gerais! Beatriz Coelho Morais de Sá (associada efetiva)

 

Parabéns para você IHGMG. Obrigado por cumprir o seu objetivo tão eficazmente, que é guardar, estudar, pesquisar, produzir cultura e saber, e, principalmente, disponibilizar e divulgar todo o seu valioso acervo para o mundo. Sem cultura não há cidadania e nem desenvolvimento. Para mim sempre foi e será uma grande honraria ser seu associado efetivo e poder conviver com pessoas tão brilhantes com as quais tenho aprendido sempre, continuamente, mesmo quando ausente, através das redes sociais. Vamos em frente, sempre.

Muito obrigado pela oportunidade que me concederam. Todos vocês são pessoas admiráveis.

Fraterno abraço, Paulo Lasmar (associado efetivo)

 

Parabenizo a promoção deste evento virtual. Parabéns, Presidente Abritta. Jairo Carvalhais Câmara (associado efetivo)

 

Feliz o dia de aniversário do IHGMG. Parabéns à Casa de João Pinheiro no tricentenário de Minas Gerais. Bruno Terra Dias (associado efetivo)

 

Meus parabéns pela brilhante palestra, Dr. Cabral. Parabéns, extensivos para a Diretoria, Membros e Secretaria do IHGMG no dia do seu aniversário. Francisco Javier Mariano Rios (aprovado associado efetivo, no aguardo da posse)

 

Amigos e colegas do IHGMG, viva seus 113 anos de brilhante História. 

Que termine logo a pandemia e quarentena para podermos encontrar, e tomar a desejada posse. Vou acompanhando as comemorações. Abraço e atenciosamente, Octávio Elísio Alves de Brito (aprovado associado efetivo, no aguardo da posse)

 

Orgulhoso e feliz, cumpre-me, na condição de Membro Correspondente do IHGMG, amigo e afilhado do dr. Jorge Lasmar, o dever de cumprimentar a atual Diretoria e membros da nossa Casa de João Pinheiro pelo transcurso de 113 anos de atividade cívico cultural em nossas Minas Gerais. Assisti a palestra do eminente confrade Dr. Joaquim Cabral que nos levou a aquilatar o valor da dedicação à pesquisa histórica. HOMENS, FATOS E HISTÓRIA delimitam no tempo valores a serem preservados. PARABÉNS! Geraldo Ribeiro da Fonseca (associado correspondente)