A partir de hoje, uma série de oito palestras realizadas em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) irá compor o calendário do tricentenário da criação da Capitania de Minas Gerais proposto pelo Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.

 

As palestras online são resultado de uma parceria entre o IHGMG e o TJMG e serão disponibilizadas ao público até 15 de outubro, sempre às terças e quintas-feiras, às 19h, no canal IHGMG Virtual, no YouTube. A série marca a participação do Judiciário mineiro na programação do IHGMG, desenvolvida desde dezembro de 2019.

 

O presidente do IHGMG, Luiz Carlos Abritta, destaca a histórica parceria com o Judiciário mineiro, o que engrandece a comemoração. Para a coordenadora da programação do tricentenário da Capitania de Minas Gerais, associada Márcia Maria Duarte dos Santos, a série diversifica os assuntos até agora abordados. “A série de palestras contempla assuntos interessantes e diversos como a gastronomia, as fronteiras nacionais e um destaque especial para o resgate da história de uma personalidade feminina que enfrentou resistências no século 19”, aponta Márcia que informa que a programação do tricentenário se encerra em 02 de dezembro de 2020, data do alvará régio assinado em 1720.

 

Para o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Gilson Soares Lemes, que será um dos palestrantes, é importante celebrar o simbolismo da data. “A melhor maneira de celebrarmos o tricentenário de Minas é exaltando nossa história e resgatando nossa memória, pois é preciso garantir que nosso patrimônio material e imaterial seja preservado e transmitido às outras gerações”, destaca.

  

 

Programação conta com a participação dos associados

 

O primeiro painel da série será transmitido nesta terça-feira (22/9), em torno do tema “Significado e importância das datas comemorativas e lugares de memória para a vida social”, tendo como palestrantes o presidente do IHGMG, Luiz Carlos Abritta, e o associado Fernando Armando Ribeiro, desembargador e presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG).

 

Na quinta-feira (24/9), será transmitida a palestra “Vida e obra da escritora brasileira Beatriz Francisca de Assis Brandão (1779-1868)”, tendo como expositora a professora Cláudia Gomes Pereira, pós-doutora em Letras pela Universidade de Lisboa e doutora e mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

“A contribuição de Beatriz Francisca de Assis Brandão para a história das mulheres e da literatura foi inestimável”, observa a associada do IHGMG Maria Inês Marreco, que é coordenadora da Comissão de Língua Portuguesa do IHGMG. Ela destaca que a palestrante é reconhecida pesquisadora da vida e da obra de Beatriz Brandão, escritora nascida em Vila Rica, em 1779, de uma família aristocrática, que teve uma trajetória bastante incomum para uma mulher de sua época.

 

A Revolta de 1720 e a morte de Felipe dos Santos serão a temática da palestra que será transmitida na terça-feira da próxima semana (29/9), a ser proferida pelos associados Bruno Terra Dias, desembargador do TJMG, e Marcos Paulo de Souza Miranda, promotor de Justiça.

 

“A sedição de Vila Rica é um dos acontecimentos históricos dos mais importantes da nossa terra. Entretanto, se a compararmos com outros movimentos rebeldes, como a própria Inconfidência Mineira, que aconteceu no final daquele século, nós ainda sabemos muito pouco a respeito de seus principais personagens, por exemplo, o contexto que a motivou”, observa o promotor Marcos Paulo de Souza Miranda.

 

Para o desembargador Bruno Terra Dias, ao olhar para esses fatos históricos, a fim de compreendê-los, esse movimento não pode ser feito a partir do pensamento do momento de quem busca conhecê-lo. “Devemos conhecer o contexto do fato histórico, a forma de pensamento daquele fato histórico, para não cairmos no erro de julgarmos o passado pelo presente”, adverte.

 

Série prossegue em outubro

 

A culinária das Minas Gerais será a homenageada no painel exibido em 1º de outubro, quando os chefs Eduardo Avelar, que é arquiteto, consultor e estudioso da gastronomia brasileira, e o sociólogo Rodrigo de Aguiar, pesquisador e professor de gastronomia mineira, farão a exposição “Cozinha mineira: dos quintais aos territórios gastronômicos”.

 

“A gastronomia é um importante pilar de nossa cultura e grande referência do significado de ser mineiro. Uma formação lapidada com esmero ao longo desses 300 anos da nossa rica história, e que estamos comemorando neste ano”, ressalta Eduardo Avelar. Na palestra, os chefs abordam, entre outros aspectos, a evolução da gastronomia em Minas e seu papel no desenvolvimento cultural, econômico e social do estado.

 

Já em 6 de outubro, os associados Caetano Levi Lopes, desembargador do TJMG, e a advogada Beatriz Coelho Morais de Sá, coordenadora da Comissão de Antropologia do IHGMG, falarão sobre as duas datas cívicas do estado, respectivamente, o Dia de Minas e o Dia dos Gerais.

 

“Falar do Dia de Minas é uma alegria muito grande para qualquer mineiro e um privilégio. Minas Gerais tem sua marca profunda na história do Brasil e, por que não dizer, com reflexo na própria história contemporânea de Portugal”, ressalta o desembargador Caetano Levi, lembrando que o Dia de Minas é celebrado na data oficial da fundação de Mariana.

 

O associado Antônio Marcos Nohmi profere sua palestra do dia 8 de outubro, abordando a formação das fronteiras brasileiras nas disputas solucionadas pelo procedimento arbitral internacional, com foco em três procedimentos. A exposição online tem abertura do secretário-geral do IHGMG, Antônio Carlos de Albuquerque.

 

O emblemático Colégio do Caraça será o foco da palestra que será transmitida em 13 de outubro, com o título “Bicentenário do Caraça nos 300 anos de Minas Gerais”, tendo como expositores os associados Aluízio Alberto da Cruz Quintão, desembargador aposentado do TJMG e presidente emérito do IHGMG, e Iácones Batista Vargas, servidor do TJMG.

 

Encerrando a série de palestras, em 15 de outubro, o presidente do TJMG, desembargador Gilson Lemes, os associados Bruno Terra Dias e Beatriz Coelho Morais falam sobre “Referências para compreender a história de MG — Trajetória”.

 

 

Com informações da ASCOM TJMG.

 

O canal do IHGMG pode ser acessado aqui.