O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) comemora o tricentenário de criação da Capitania de Minas Gerais fazendo memória de efemérides ocorridas ao longo desses 300 anos de travessia histórica. Neste mês de outubro de 2020, recordamos a confirmação, por carta régia, da criação da Vila Real de Sabará, a última do grupo das três primeiras vilas criadas na região mineradora.

 

O termo de ereção da Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará foi assinado no dia 17 de julho de 1711, com a presença do Governador Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho e de uma Junta Geral formada por pessoas e moradores principais do arraial. Entre as considerações para criação da vila, “o sítio mais capaz e cômodo para ela” com as despesas para a “fábrica de igreja e casa de Câmara e cadeia”, a serem custeadas pelos moradores.

 

A cidade de Sabará possui 19 bens reconhecidos como patrimônio cultural brasileiro, dentre eles, o conjunto arquitetônico e urbanístico da Rua Dom Pedro II (antiga Rua Direita). De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a rua era a principal via do primitivo núcleo da Barra, onde estava localizada a sede da vila.

 

Imagem: Vista de Sabará. Coleção Nelson Coelho de Senna/Arquivo Público Mineiro

 

Efemérides do Mês no IHGMG. Realização: Comissão Cultural Permanente História de Minas. Coordenação: associado Marcos Paulo de Souza Miranda. Fonte: VEIGA, José Pedro Xavier da. Efemérides mineiras 1664-1897. Centro de Estudos Históricos e Culturais. Fundação João Pinheiro: Belo Horizonte, 1998.