Diversas instituições comemoraram ontem, 2/12, o tricentenário de criação da capitania de Minas Gerais. Entre as ações, se destaca a presença do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais que desenvolve a maior programação no Estado em torno da comemoração. A data relembra a assinatura do alvará régio do rei português Dom João V determinando a separação das Capitanias de São Paulo e Minas do Ouro.

 

Pela manhã, durante o tradicional Jornal da Itatiaia 1ª edição, da Rádio Itatiaia, foi exibida uma matéria do jornalista João Felipe Lolli sobre os 300 anos de Minas Gerais que contou com a participação do associado efetivo Adalberto Andrade Mateus, subcoordenador da Comissão Especial do IHGMG para a celebração do Tricentenário de criação da capitania de Minas.

 

A partir das 10h, estreou no canal IHGMG Virtual, no YouTube, a palestra da professora do Departamento de História da UFMG Adriana Romeiro. Com o tema “Minas Gerais no imaginário setecentista: entre o sonho e o pesadelo”, a palestra apresenta reflexões sobre o contexto do surgimento da capitania de Minas Gerais. O evento foi o primeiro a constar no site www.minas300anos.mg.gov.br. O IHGMG participa, como instituição vinculada, do projeto do Governo de Minas Gerais, sendo a única instituição não governamental participante de forma direta. O hot site apresenta a programação que está sendo lançada pelas instituições participantes no calendário comemorativo.

 

Logo no início da tarde, o IHGMG apresentou nas redes sociais a Efeméride do Mês, projeto da Comissão Cultural Permanente de História de Minas, relembrando a data de criação da Capitania de Minas.

 

Entre as diversas manifestações dos associados que, ao longo de todo o dia, apresentaram os cumprimentos pela data em diferentes conteúdos, destacamos a participação do associado efetivo e presidente emérito Aluízio Alberto da Cruz Quintão que, em versos, declarou um salve ao estado:  

 

 

SALVE MINAS GERAIS 300 ANOS!

02/12/1720 -- 02/12/2020

 

Quem “toma de Minas a estrada”,

revive, nos passos da História,

memória de um povo ilustrada

de heróis, de riquezas e glória!

 

Foi nestas montanhas que, um dia,

um grito abafado ecoou

e pôs “liberdade tardia”

nos sonhos que a Pátria embalou!

 

Os feitos heroicos plantaram

bem na alma da gente mineira

sementes de dor que ampliaram

o amor à Nação Brasileira!

 

Berço de tantos valores,

lira de eternos amores,

terra de muitos sabores,

de solo fértil,

de entranhas áureas,

de montes férreos,

de amenos climas,

de gestos nobres,

de povo digno,

salve Minas Gerais!

 

O presidente Luiz Carlos Britta destacou a importância da data e emitiu mensagem a todos os mineiros em saudação à celebração. A 2ª vice-presidente e coordenadora das Comissões Culturais e do Tricentenário, associada Márcia Maria Duarte dos Santos, apresentou (imagens abaixo) as próximas atividades previstas no calendário do tricentenário, com destaque para o evento de encerramento no próximo dia 16/12.