Ainda em luto pelo falecimento do presidente Luiz Carlos Abritta, o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais lamenta a perda do associado Deusdedit Pinto Ribeiro de Campos, ocorrido na manhã de ontem, 23 de novembro de 2021. Ocupante da cadeira de número 38, patrono Conselheiro Martinho Campos (Ministro Martinho Álvares da Silva Campos), o Dr. Deusdedit era um dos principais pesquisadores da genealogia mineira e alguns de seus estudos são considerados com alguns dos principais sobre o centro-oeste mineiro. No IHGMG, integrou e presidiu Comissão Cultural Permanente de Genealogia.

 

O Dr. Deusdedit nasceu em Formiga (MG), no dia 4 de dezembro de 1931. Formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em 1956, foi professor assistente da cadeira de Tisiologia da instituição. Entre os anos de 1956 e 1966, exerceu a Clínica Médica Geral nas cidades de Papagaios e Pompéu, berço de suas raízes familiares. Foi provedor da Santa Casa de Pompéu (1963-1969) e, durante sua gestão, coordenou a construção do hospital daquela cidade. Especialista em Patologia Clínica por concurso de provas escritas e práticas, exerceu a clínica médica patologista com laboratório em Belo Horizonte de 1967 a 1996.

 

Pai de cinco filhos e treze netos, Deusdedit seguiu os passos trilhados pelo seu pai, Coriolano Pinto Ribeiro, se dedicando à pesquisa genealógica sobre a família de Joaquina Bernarda da Silva Abreu Castelo Branco, considerada a matriarca do centro-oeste mineiro. Descendente da chamada “Dama do Sertão”, foi autor do livro “DONA JOAQUINA DO POMPÉU - sua História e sua Gente”, obra histórico-genealógica, publicada em 2003, em 3 volumes, que representou a ampliação e atualização do livro publicado por seu pai, em 1956. Outra obra de relevância foi “OS CASTELO BRANCO DAQUI – Origens Genealógicas das Famílias Mineiras”, publicada em 2012.

 

No ano seguinte, publicou “Testamento e Inventário de Dona Joaquina do Pompéu e outros documentos”, obra histórico-documental que revela em 504 páginas muitas informações importantes sobre a personagem da qual descendem inúmeras famílias mineiras. Em 2020, foi publicado seu último livro, “Dona Joaquina do Pompéu e o seu tempo”. Vários artigos do Dr. Deusdedit estão publicados na Revista da Arcádia de Minas Gerais e na Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.

 

Membro de várias instituições médicas e culturais, foi sócio colaborador do Colégio Brasileiro de Genealogia, da Arcádia de Minas Gerais, dos Institutos Históricos e Geográficos de Pompéu e Pitangui. No IHGMG, recebeu a Comenda da Ordem do Almocafre, pelos trabalhos de pesquisa histórica publicados e, no ano de 2018, durante o II Seminário Mineiro de Genealogia, foi agraciado com a medalha do Mérito Genealógico Cônego Raymundo Octávio da Trindade.