Familiares e amigos do presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, Luiz Carlos Abritta, prestaram homenagens à sua memória na noite dessa quarta-feira (24/11/2021), na Igreja de São João Evangelista, no bairro da Serra, em Belo Horizonte. Preparada pelos filhos Luís Carlos e Sérgio Abritta, a missa de sétimo dia contou com a presença do 1º vice-presidente do IHGMG, Paulo Duarte Pereira, e do secretário-geral, Antônio Carlos de Albuquerque, e de associados efetivos e funcionários do IHGMG. 

 

O momento religioso, celebrado pelo padre Sadi Leffa, contou com manifestação dos dois filhos de Luiz Carlos Abritta e de uma das netas, que lembraram a figura do pai e avô, sempre muito dedicado e atento às manifestações culturais e literárias. Sérgio Abritta fez a declamação de um poema em homenagem ao pai.

 

O velório do presidente do IHGMG foi realizado na tarde do último sábado (20/11) no cemitério do Bonfim, em Belo Horizonte, mas devido às limitações impostas pela pandemia, somente os familiares participaram da despedida. Mas, desde o anúncio do seu falecimento, dezenas de mensagens foram encaminhadas ao IHGMG prestando homenagens e reconhecendo o importante papel de liderança cultural exercido por Luiz Carlos Abritta à frente de entidades culturais e literárias.

 

 

O panegírico, em nome da diretoria e dos associados do IHGMG a Luiz Carlos Abritta, foi adaptado e apresentado em texto escrito assinado pelos associados Paulo Duarte Pereira e Antônio Carlos de Albuquerque, respectivamente 1º vice-presidente e secretário-geral. A manifestação foi acompanhada do Ato nº48/2019-2022, que declarou luto de sete dias na instituição, com suspensão das atividades presenciais e virtuais. 

 

Ao longo de toda a semana, associados, autoridades e Institutos Históricos de várias cidades se manifestaram relembrando a figura incansável de Luiz Carlos Abritta à frente das instituições que presidiu. O vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, em mensagem de pesar aos membros do IHGMG e familiares, disse que "Minas perde uma mente brilhante, que tanto honrou o nosso povo com lucidez e inteligência".

 

Dr. Abritta sempre demonstrou em uma eloquente oratória, perspicácia e criatividade. Nas reuniões que presidia, eram tradicionais os versos de poemas, trovas e aldravias com que encerrava as reuniões no Instituto. Algumas, eram compostas no próprio momento, quando citava temas e nomes dos palestrantes que tinham acabado de se apresentar na tribuna do Instituto.

 

ELEIÇÃO EM 2019

 

Eleito para um mandato de três anos à frente da presidência do IHGMG em junho de 2019, Luiz Carlos Abritta assumiu o cargo em 15 de agosto de 2019, destacando a missão da instituição como guardiã permanente da história mineira. Na ocasião, disse que o seu primeiro dia já seria marcado pela disposição e pelo trabalho em prol dos objetivos da chamada ‘Casa de João Pinheiro’, assinando, em seguida, os primeiros atos da presidência com a designação dos membros das comissões culturais para o desenvolvimento das ações culturais do Instituto ao longo da nova gestão e a formação de uma comissão especial destinada a coordenar a programação em torno dos 300 anos de criação da Capitania de Minas Gerais.

 

 

Com a declaração do estado de pandemia, provocada pelo COVID-19, em março de 2020, e com a suspensão das atividades presenciais para atender os protocolos sanitários, o instituto deu início ao maior programa de relacionamento com o público de sua história com a criação do canal IHGMG Virtual (YouTube) que, em cerca de um ano e meio, atingiu a audiência de mais de 30 mil pessoas em suas atividades culturais.

 

Natural de Cataguases/MG, Luiz Carlos Abritta é filho do poeta modernista Oswaldo Abritta (que participou da criação da Revista Verde, em 1927) e de Yolanda Nery Abritta. Procurador de Justiça, Abritta presidiu entidades como a Academia Municipalista de Letras, a Academia de Letras do Ministério Público do Estado de Minas Gerais e a União Brasileira de Trovadores. Com mais de uma dezena de livros publicados, ingressou no IHGMG em 1995, ocupando a cadeira de número 82, cujo patrono é o senador Levindo Coelho (1871-1961).